Loading…
MM

Mendes, María Filomena_SESIÓN H1

Universidade de Évora/CIDEHUS
Professora Associada
Évora Portugal
110 anos de evolução demográfica: Mora, um exemplo do envelhecimento da população portuguesa "Entre 1920 e 1960 a população do Município de Mora duplicou a sua dimensão e alterou as substancialmente as suas dinâmicas sociais e demográficas. Neste período a região apresentava já sinais da alteração das atividades económicas e uma centralização dos serviços na sede de município. Nas décadas seguintes, o município assistiria a uma diminuição brutal da dimensão populacional, atingindo em 2011 metade da população registada em 1960. É sobretudo nesta década que a migração afectou negativamente a região, e é também desde esta década que saldos migratórios e naturais passam a ser negativos, situação que se mantêm até à atualidade.
O presente trabalho tem como objectivo descrever a evolução demográfica do Município de Mora, espelho de muitos municípios da região interior de Portugal, caracterizados não só pela diminuição do seu efetivo populacional, mas também pelo seu acentuado envelhecimento. Esta evolução permite identificar, através de diferentes indicadores demográficos, as alterações conjunturais da estrutura populacional.
Realizou-se uma análise retrospectiva desde 1900 até à atualidade onde se identificou uma relação entre a centralização dos residentes na sede de concelho, à medida que a dimensão populacional foi reduzindo a sua expressividade, e o sector primário da economia, que perdeu a sua importância numa região de um passado marcadamente agrícola.
Considerando o impacto praticamente nulo do atual saldo migratório, os baixos níveis de fecundidade e mortalidade, é expectável que se continue a observar uma real diminuição do efetivo populacional. O envelhecimento populacional que caracteriza o município de Mora conduzirá inevitavelmente a estrutura da população para uma pirâmides de idades, com uma base ainda mais reduzida contrastando com um topo em constante crescimento.
" http://www.adeh.org/?q=es/system/files/webform/110_anos_de_evolucao_demografica-_mora_um_exemplo_do_envelhecimento_da_populacao_portuguesa.pdf